Elefante e os 5 cegos


Técnica da Placa:

> Em primeiro lugar a execução das placas.
Estenda sobre a mesa de trabalho a quantidade de barro necessária, com o auxílio de um "rolo de massa" e de duas réguas de madeira. Estas assegurarão uma espessura uniforme. Tente não ultrapassar, como máximo, os 10 a 12 mm de espessura.
Um processo mais rápido e mais cómodo, para a realização da placa ou Lastras, é a utilização de laminadoras, que através de dois rolos metálicos sobrepostos e habitualmente reguláveis pernitem a sua execução, por um processo de compressão, de uma forma bastante eficiente.
Depois de realizadas as Lastras, recorte com uma faca fina as partes necessárias à montagem da sua peça. Ao unir as diversas partes esteja atento à boa execução das colgens. Para isso, deverá em cada um dos elementos e nas zonas que vão ser unidas, realizar com uma ferramenta de ponta fina, uma série de incisões paralelas ou em ziguezague. De seguida, aplique um pouco de lambugem e se necessário volte a riscar novamente. Una finalmente os elementos, pressionando ligeiramentea colar o permitir, deverá ainda sobrepor pela fase interior um rolo fino de barro para consolidar a colagem. Deve concluir a operação, fazendo a compressão do mesmo utilizando perioritariamente os dedos ou um teque de madeira.
Na modelação de peças pelo processo de lastras, é possível recorrer a elementos de apoio à própria modelação como sejam, vulgares garrafas, tubos de cartão ou outro material suficientemente rígido, bacias de plástico, ou moldes de gesso côncavos e convexos.

António Taveira | 1º Ano do curso AV&TA | 2010/11

1 comentários:

VisualArt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Enviar um comentário